Olá olá olá...
Meus caros amigos, como foi o feriadão de vocês?! Bem? Espero que sim!
Então volto nesta quinta feira, depois desse feriadão na praia (trabalhando feito um féla da mãe) para trazer aqui o primeiro post nos moldes à que propõe o blog.
Pois bem como primeiro trabalho eu ia trazer aqui uma musica do Belchior, porém tenho melhores planos para tais, entretanto o cantor que trago agora é tão reflexivo quanto. Considerado o cantor dos trabalhadores industriais, natural Rodeiro uma pequena cidade do interior de Minas Gerais, Zé Geraldo traz nas suas musicas a proposta de cantar o cotidiano, apontando elementos culturais, de valor, ética e tudo isso envolvido em um tom romântico e revolucionário, eu diria, pelo modo como nos anos 70 ele colocava essas questões. Com mais de 30 anos de carreira, Zé Geraldo tem 16 discos lançados, fora coletâneas e compactos.
Pois bem! Então lá vamos nós...
Não quero ser sustentador do mundo
Nem o pilar desta sociedade
Só garantir minha sobrevivência
Descer ao fundo desta ansiedade
Subir a tona deste fim de mundo
Buscar um pouco de tranquilidade
Não quero dar o que não poderia
Nem receber o que não deveria
O sinaleiro orientou errado
Errei o trilho e fiquei de lado
Pagar porém um juro assim tão alto
Era uma coisa que eu não merecia
Sou passageiro deste mesmo trem
para um destino tão ignorado
só que o sinaleiro orientou errado
Errei o trilho e fiquei de lado
Pagar porém um juro assim tão alto
Era uma coisa que eu não merecia
Sou passageiro deste mesmo trem
para um destino tão ignorado
Percebe-se também na musica um tom de incomodo quando ele fala " Pagar porém um juro assim tão alto era uma coisa que eu não merecia, sou passageiro deste mesmo trem", encontra-se ai [creio eu] a critica aos Cordiais [segundo Sergio Buarque de Holanda] onde os homens que tem uma oportunidade de "favores" são privilegiados, mesmo estando todos no mesmo "Trem", ou seja, aos meus amigos Tudo! aos meus inimigos a lei implacável!
Bom pessoas, atores, sujeitos, individuos ou como acharem melhor... Por hora é isso... ainda tenho que preparar aula e pra variar estou atrasado rsrs. Então... espero que gostem desse primeiro contato com a "musicosociologia" espero também que sintam-se a vontade pra comentar ou para escrever sobre também... Meu E-mail está no outro tópico o que explica o "POR QUE" deste blog, mas ai vai mais uma vez.. bolamen@gmail.com
No mais...
Inté quando dé!
Bravo, Bravo. Uma boa escolha de um ótimo autor pra falar do descaso com os trabalhadores desse país em suas músicas, e desse sistema que apresenta "soluções" fajutas para levar o povo com o fortalecimento dela a casa dia, massacrando cada vez mais a população.
ResponderExcluirBoa continuidade em suas analises aqui...
Mas uma boa música dele também é Cidadão [na verdade, é uma das músicas mais reflexivas que já vi em minha vida, relatando o perfil de um "cidadão" da margens brasileiras].
Beijos :)