quinta-feira, 7 de julho de 2011

Tudo por dinheiro

Para reflexão...




Pão de cada dia
Mais um dia de trabalho querido diário Eu ralo feito otário e ganho menos do que eu valho mas necessito de salário que é bem menos que o necessário Hoje os rodoviários tão em greve por melhores honorários e eu procuro um que me leve Eu tenho horário Não posso chegar atrasado não posso ser descontado Se eu falar que foi greve meu chefe pode ficar desconfiado E se o desgraçado quiser me dar um pé na bunda eu vou pro olho da rua e rapidinho ele arruma outro pobre coitado Desempregado desesperado é que mais tem (olha o ônibus!!) Hein? Já vem lotado gente pra cacete vidro quebrado (Foi piquete) motorista com um porrete do ladoEle furou a greve porque também teme ficar desempregado Deixar seu filho desamparado Quem sabe ser despejado do barraco (E o aluguel lá no morro também já ta puxado Eu nem sei se eu tô sendo otário ou esperto Eu tô aqui mas também tô torcendo pra greve dar certo) Eu fico calado porque eu também tô preocupadoO meu salário até o fim do mês já ta contado e o meu moleque tá todo gripado Se eu tiver um imprevisto eu vou ter que comprar remédio Num sei como é que eu faço Eu num sô médico Se precisar eu vou ter que pedir um vale na batalha Como um esfomeado pede uma migalha E o canalha lá pode até negar e aí vai ser pior Porque o meu único ganha-pão é esse meu suorPreciso do pão de cada dia e num sô filho do padeiro Então preciso do dinheiroEu tô no meu carro Me olho no espelho... Eu acho hilário Eles acham que eu num trabalho só porque eu sou um "empresário" Meus funcionários devem achar que eu sou um porco mercenário Mas eu num sô nenhum milionário Pra ser mais claro eu tô num mato sem cachorro Se eu corro o bicho pega Se eu fico o bicho come Pra quem vou pedir socorro? Chapolim? Super-homem? As despesas me consomem Os lucros são poucos e ainda tenho que pagar meus homens e zelar pelo meu nome Que Sufoco! O governo num ajuda Empréstimo de banco nem pensar! Sem contar faculdade dos filhos pra pagar Eles pensam que eu sou marajá!! (Num dá?) Não vai dar "Insensível você diz" mas é impossível eu te aumentar "impossível te fazer feliz" Eu nunca quis ver meus empregados cansados com fome Mas o aumento tá negado Agora some que eu tô ocupado no telefone Eu não sou Raul Pelegrini Essas coisas me deprimem e tal "Mas é que eu tenho que manter a minha fama de mau" Durão afinal eu sou o patrão Não posso ser sentimentalPorque eu não tenho dinheiro de sobra Talvez tenha que demitir mão de obra com urgência Eu não consigo dormir Não consigo superar a concorrência Não sei se eu vou infartar ou se eu vou à falênciaRefrão(Melhor do que dar um peixe a um homem é ensiná-lo a pescar) Então em ensina onde eu pesco grana porque peixe só tem se comprar Tem que pagar pra comer Tem que pagar pra dormir Tem que pagar pra beber pra esquecer e até pra morrer tem que ter pois vão te pedir (dinheiro) pro enterro (dinheiro) pro caixão (dinheiro) pro velório (dinheiro) pro sermão Também é caro parir Pagaram pr'eu entrar e eu rezo pra num sair daqui E eu tenho que me cuidar porque o dinheiro mesmo pode interferir no nosso destino Fazer o sino tocar Influenciar qualquer menino a nos matar Você não sabe o que é capaz de fazer por dinheiro alguém que não tem nada a perder e vê a TV do mundo inteiro mostrar tudo o que há pra se ganhar pra quem está no fundo do poço O único caminho é pro alto nem que seja por cima do seu cadáver Moço Eu vejo isso o tempo inteiro Eu sou coveiro (sério?) Sem mistério No cemitério é onde eu cavo o meu pouco dinheiro Eu sou importante Deus ta de prova A todo instante ele me manda gente e eu sempre abrindo as covas Até hoje eu não sei se ele me perdoou do dia em que eu mexi naquele defunto cheio de dente de ouro Dei uma de dentista e deixei o rosto do corpo todo torto Mas é que eu ganho muito pouco Aliás eu num tenho nem onde cair mortoRefrãoEu sou PM Não pense que é fácil Tem que ser malandro pra viver se arriscando rondando pra cima e pra baixo Na corda bamba Posso tombar na próxima curva e minha mullher em casa estraga as unhas com medo de ser viúva E os meus nervos também não são de aço Meu caráter muito menos por isso eu sempre faço meus cambalachos Com o tráfico eu já tô mancomunado Quando eu não tô dormindo ou tô trincando ou extorquindo os viciados Eu fico rindo e o bolso do uniforme fica inchadoHí!Hí! Um cafezinho aqui! Uma cervejinha ali (tô ligado) Rá! Eu sei que eu não presto! Meu colega diz (cê tá exagerando...) Ah você que é muito honesto! Detesto lição de moral cê devia fazer igual e abusar da autoridade Esse é o único poder que essa droga de sociedade me dá o prazer de sentir o gostinho Não tô nem aí se você prefere bancar o policial bonzinho Perfeito Mas vou continuar do meu jeito Não sou super herói E pimenta nos olhos dos outros não dói E assim como o rato rói a roupa do rei de Roma eu vou roendo grana O poder me corrói Tá me corrompendo e a soma vai crescendo (Manda!) Morrer é o que num posso mas quanto aos negócios fica frio... Enquanto houver crime no Rio eu num volto pra casa de bolso vazioRefrãoE eu sou o dinheiro Todos me amam todos me querem todos adoram sentir meu cheiro Mas eu não sou democrático Eu sou ingrato Quem mais produz riqueza é quem tem menos na mesa Que chato Pra quem me controla a carne sobra no prato Enquanto outros não me conhecem e comem rato É fato real Rato sem sal Saiu no jornal Eu sou imundo Que tal? Eu sou o grande culpado nesse mundo tão desigual E gero o preconceito social: Quem me tem vive bem quem num tem passa mal (sera?) Loto Jogo do bicho Cês sonham comigo o tempo inteiro O capitalismo é que nem Silvio Santos (Oi Tudo por dinheiro!) É que vocês pensam pequeno Vocês são um bicho muito ingênuoO que parece ser o antídoto pode ser o próprio venenoE o que parece essencial talvez seja supérfulo E o que cês sonham encontra lá longe tão perto!A felicidade é uma muleta e vocês são todos mancos Ela não cabe numa maleta Não cabe no cofre Não cabe em bancos Qualquer que seja a profissão que você exerça Não deixe que a sua (fixação) por Tio Patinhas lhe suba a cabeça Vocês humanos estão cegos Me supervalorizam demais Cada vez mais A cada segundo que passa Deixam seu mundo em constante ameaça me pondo acima de Deus e o diabo Desse jeito eu acabo com a sua raça.




Dá pra perceber alguma semelhança com nosso dia a dia?


Por hora é só

Um comentário:

  1. uma das melhores musicas de tantas de Gabriel o pensador 'pão de cada dia' trás a tona a situação do trabalhador perante o capitalismo, como diz o Silvio Santos é tudo por dinheiro. presidamos de dinheiro para tudo Tem que pagar pra comer Tem que pagar pra dormir Tem que pagar pra beber pra esquecer e até pra morrer tem que ter pois vão te pedir (dinheiro) pro enterro (dinheiro) pro caixão (dinheiro) pro velório (dinheiro) pro sermão... legal nessa musica ae é que fala de vairas versões de trabalhadores motorista de ônibus,coveiro, policial, e também a versão do empresario...

    ResponderExcluir

Deu pra entender? Não? Comenta ai! Se sim! Comenta também!