terça-feira, 8 de maio de 2012

Poderosos rei dos animais (musicosociologia 20) [Mudança de foco!]

   É... Vou começar dizendo que percebo que é hora da metamorfose. Acho que é hora de mudar, começo a achar o modelo antigo antiquado. Ele me prende à um prática mecânica que teimo em manter, reconheço que muito me ajudou, mas, se me proponho a "quebrar o campo" [segundo Bourdieu] tenho que estar disposto a abandonar velhas práticas.
  


 BUM! Nada a ver com o que eu sempre fazia, né?! Pois é, mas é assim que tem que ser.. [Tá, tô redundante]. Ainda procuro a melhor forma pra expressar-me, tanto que, tinha ate um discurso que seria assim, ou mais ou menos assim; " Tenho que diminuir o nexo do que sai daqui pra melhor esclarecer minha ordem confusa". Isso tudo era pra iniciar esse post e dizer que vou mudar minhas práticas. Como disse mais a cima. [redundância outra vez] 
  
 Enfim, primeiro é interessante que se entenda que parte dessa euforia é devido a paternidade [uma descendente indígena, de meu sangue, tomou o metade do lugar da mãe que ate então era "dona da minha cabeça" como diria Geraldo*] E ai, a necessidade de tornar-se menos ruim a cada dia... Como se fosse corrigir, pelo menos quisesse corrigir, antes que os defeitos contaminem o pequeno caos físico que será construído por nós. 

***

   Falando em corrigir, lembro que à muito não sai da minha cabeça um post que vi nos facebook's da vida que, mostrava a diferença entre o Brasil e outros países no tocante à o oferecimento de alguns serviços como o de internet e combustível. Com essa comparação, só consegui adquirir um motivo a mais pra me irritar com o modelo econômico vigente porém, mais ainda, com o modelo político Brasileiro e, ainda mais fundo, com o Brasileiro. Por que não?!

  Não por clichê ou apropriação de discurso, é pelo fato de que passamos do ponto, em alguns sentidos que explicarei, mas antes explicarei o por que da raiva. Primeiro pela comparação dos serviços, eles mostram a disparidade de desfrutamento que temos nos serviços que pagamos caro para ter pouco, um exemplo mais próximo seria o do transporte público, que se paga caro por um transporte lixo. [o que é outra discussão, embora esteja dentro do contexto] Voltando, o  serviço de internet por exemplo, é obrigatório que as empresas ofereçam no MINIMO 10% do que vendem aos clientes, ou seja, se você paga por 100 Mb você receberá 10Mb, e olhe lá. Com o combustivel, IPI dos produtos ETC.

   Tá, mas e daí? Daí que, dos países do comparativo, nenhum é maior em território nem em população do que o Brasil, são eles; Portugal, Itália, Japão.. E...? E que, como somos maiores, principalmente em população, arrecadamos MUUUUUITO mais impostos, e ainda assim estamos onde estamos... Deu pra sentir agora o rombo? Dá pra entender o tamanho da parcela que nos é roubada pela corrupção no Brasil?

   E o por que da raiva dos Brasileiros? Por que passamos do ponto? Porque é percebendo esses sintomas, essa desapropriação do que é nosso é revoltante e é na revolta que as pessoas vão à luta [...] Quantos estão nela? [...] Pra mim, na minha cabeça, a mídia conseguiu cumprir muito bem seu papel de "Apatizar" as pessoas. O resultado tá aí... [não vou nem me estender nesse assunto] Por isso, acho que passamos do ponto até! O resultado foi melhor do que se esperava... Enfim²!

***

   Sim, mas e a música? onde fica nisso? HA HA! Então, [ainda nas cotas da mudança, mudei também o formato que colocarei as músicas] Hoje, vou colocar uma música que me lembra uma situação que, de tão parecida dá a entender que "Nunca mudou nem nunca mudará" . A música é Rio by nigth do Ney Lisboa, Já escrevi sobre ele anteriormente Aqui. [mas ele é desconhecido mesmo].

   A música de hoje lembra do escambo desonesto dos portugueses com nossos índios que parece se perpetuar contemporâneamente. À vontade para abstrações:


Rio By Night
Nei Lisboa


O Brasil é uma grande nação tupi
Homem branco trocar colar por rubi
Pura luxúria brega
Rio by night
Bruta mentira
New Paraguai
Nero e Neruda
Mil capitais
Pouca memória
Lenta água fria
Na fervura da utopia
E mais dia, menos dia
Tudo se cria
Tudo se perde
Ninguém se espanta
E algum levante
Algum tenente
Algum demente
Inventa o trono e senta
Poderoso rei dos animais




   Triste, não tem a música na net em vídeo [darei meus pulos assim que possível, ou assim que sair da aula e for para um lugar que possa fazer barulho] Mas, ae. música pequena e reflexiva. Tratando de situações, que eu vejo, ou encaro, como comuns ao cotidiano, criação de tronos por tenentes dementes. Perfect! E, nós no nosso lugar. No fim da música*

   Bom! Por hora, vou lá. Inté

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deu pra entender? Não? Comenta ai! Se sim! Comenta também!