quarta-feira, 28 de março de 2012

Para os Calouros...

Sobre os Temas Transversais e Pluralidade.




 ‎1 temas transversais, quais os temas e seus conceitos: transversalidade e interdisciplinaridade.
Os temas transversais perpassam pela lógica de tornar a escola num âmbito de formação de cidadãos, onde serão aplicadas, ou inseridas, aos temas determinados nos planos de aula de cada disciplina. Estes
passam por alguns eixos pré-determinados referentes à conteúdos que se julga ser crucial na formação do cidadão.
São eles; a) Ética; que diz respeito às reflexões sobre as condutas humanas; b) pluralidade cultural; que constitui o assunto referente a multiculturalidade; c) Meio ambiente; e o papel do ser humano junto ao meio ambiente; d) Saúde; debate sobre a saúde e sua potencialização, ou não, na dinâmica de interação e condições de vida; e) Orientação Sexual; como processo de intervenção pedagógica objetivando transmitir informações e problematizar questões relacionadas a sexualidade e, por fim, f) Temas Locais; inserindo temas sociais locais, afim de trazer as discussões em sala de aula mais próximas à realidade dos estudantes.
Desse modo entendemos a transversalidade, por onde perpassam os temas que irão nortear e, fazer a “cola” entre as outras disciplinas gerando o que esperamos por interdisciplinaridade, ou seja, serão os temas transversais que, na hora do planejamento, quando colocados em pauta, que farão com que as disciplinas interajam uma com a outra, ou outras.

2 Pluralidade cultural: como o tema é caracterizado; a relação ensino e aprendizagem na perspectiva da pluralidade cultural.
                Sobre o tema de Pluralidade Cultural, encara-se como o grande desafio de a escola investir na superação dos preconceitos e das discriminações, apontando as riquezas dadas pela diversidade cultural, característica do Brasil. Uma vez que cada região se caracteriza por uma particularidade, o tema deve ser abordado de modo a incentivar nos estudantes o pensamento critico sobre a diversidade cultural e assim estimular nos estudantes dentre outras coisas, a reflexividade sobre as questões que permeiam ações preconceituosas relacionadas as características derivadas da multi-culturalidade  existente no Brasil.
                Com isso, observamos que o intuito do tema suscitado, no caso a pluralidade cultural, serve ao propósito de abranger as relações entre os estudantes destacando o respeito as culturas encontradas na comunidade escolar, ou seja, fazer com que, desde cedo os estudantes reavaliem os conceitos já formados sobre tais questões e problematizem, afim de encontrar pontos de convergência e aproveitamento de cada particularidade destacada na pluralidade cultural de suas regiões observando e respeitando as culturas divergentes ou tão somente diferentes.


Fernando Júnior

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