Sobre os Temas Transversais e Pluralidade.
1 temas transversais, quais os temas e seus conceitos:
transversalidade e interdisciplinaridade.
Os temas
transversais perpassam pela lógica de tornar a escola num âmbito de formação de
cidadãos, onde serão aplicadas, ou inseridas, aos temas determinados nos planos
de aula de cada disciplina. Estes
passam por alguns eixos pré-determinados referentes à conteúdos que se julga ser crucial na formação do cidadão.
passam por alguns eixos pré-determinados referentes à conteúdos que se julga ser crucial na formação do cidadão.
São eles; a)
Ética; que diz respeito às reflexões sobre as condutas humanas; b) pluralidade
cultural; que constitui o assunto referente a multiculturalidade; c) Meio
ambiente; e o papel do ser humano junto ao meio ambiente; d) Saúde; debate
sobre a saúde e sua potencialização, ou não, na dinâmica de interação e
condições de vida; e) Orientação Sexual; como processo de intervenção
pedagógica objetivando transmitir informações e problematizar questões
relacionadas a sexualidade e, por fim, f) Temas Locais; inserindo temas sociais
locais, afim de trazer as discussões em sala de aula mais próximas à realidade
dos estudantes.
Desse modo
entendemos a transversalidade, por onde perpassam os temas que irão nortear e,
fazer a “cola” entre as outras disciplinas gerando o que esperamos por interdisciplinaridade,
ou seja, serão os temas transversais que, na hora do planejamento, quando
colocados em pauta, que farão com que as disciplinas interajam uma com a outra,
ou outras.
2 Pluralidade cultural: como o tema é caracterizado; a relação ensino e aprendizagem na perspectiva da pluralidade cultural.
Sobre o tema
de Pluralidade Cultural, encara-se como o grande desafio de a escola investir
na superação dos preconceitos e das discriminações, apontando as riquezas dadas
pela diversidade cultural, característica do Brasil. Uma vez que cada região se
caracteriza por uma particularidade, o tema deve ser abordado de modo a
incentivar nos estudantes o pensamento critico sobre a diversidade cultural e
assim estimular nos estudantes dentre outras coisas, a reflexividade sobre as
questões que permeiam ações preconceituosas relacionadas as características
derivadas da multi-culturalidade
existente no Brasil.
Com
isso, observamos que o intuito do tema suscitado, no caso a pluralidade
cultural, serve ao propósito de abranger as relações entre os estudantes
destacando o respeito as culturas encontradas na comunidade escolar, ou seja,
fazer com que, desde cedo os estudantes reavaliem os conceitos já formados
sobre tais questões e problematizem, afim de encontrar pontos de convergência e
aproveitamento de cada particularidade destacada na pluralidade cultural de
suas regiões observando e respeitando as culturas divergentes ou tão somente
diferentes.
Fernando Júnior
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