terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Chá de cogumelo, neoliberalismo (musicosociologia 10)

    Olá, olá, olá caros amigos... Pessoas, sujeitos, indivíduos, atores ou como preferirem... Tudo Bem com vocês? Espero que sim!

   Então colegas, como já havia dito anteriormente, sobre uma certa categorização que se pode aplicar às músicas como, por exemplo, as parodias e nesse caso trago aqui... Na verdade nem eu sei bem qual é o estilo dele, só sei que é humorístico.



    Pois bem, outra coisa que gostaria de ressaltar, que também já tratei em outros post's,  é a acessibilidade juntamente com a possibilidade desse acesso as informações. O que quero dizer com isso é que, faz-se necessário ao sistema ( não posso deixar de falar nele por que vivo nele) que a educação, e essa em todas suas formas, ou seja, conhecimento, informação etc. seja de difícil acesso, afinal, conhecimento é poder. Por que estou falando isso em relação ao Falcão, autor que trabalharei agora? Por que este, tem formação superior, diferentemente de muitos "Astros" muitos "Ídolos" de nossas crianças. E por tratar de assuntos de opinião pública com irreverência, acaba por ser estigmatizado, digamos, de tudo que não presta (como diria vó). Enfim,"vamo" ouvir pra tentar entender!









Gente Humana

Composição: (Falcão / T.Matos)

Seja ou não por influência da Era de Aquários,
As pessoas tornam-se mais transcendentais
E enveredam por caminhos extraordinários,
Tentando não se machucar na virada do milênio

Pois os astros que regem os sabidos
Também regem os otários
E quem é esperto, lucra tanto na matéria
Quanto no imaginário
Pois o futuro atualmente está muito mudado
E qualquer um pode prever inclusive o passado

Numerologia, astrologia, ufologia, orixás
Viagem astral, meditação transcendental
Reencarnação, casa solar, encruzilhada
Regressão, macumba, igreja universal

Adivinhação, Mônica Bonfiglio, sal frutas
Pife-pafe, irmã Jurema, Edir Macedo
Chá de cogumelo, neoliberalismo
Walter Mercado, Leiloca, Lair Ribeiro



   Pois bem, pra começar-mos re-lembro o que falei a cima, sobre o capital intelectual do compositor em questão. Engenheiro civil ele, mesmo que queira, dificilmente vai conseguir fugir das conseqüências de ser "instruído". O que quero dizer com isso é que, ele exerce, mesmo que minimamente, uma reflexividade acima da média. Prova disso, é essa música. 
     O que primeiro percebo, em relação à o que falava anteriormente, é quando ele cita a era de aquário que, se relativisar-mos também, lembraremos que a ele, juntamente com a sua música, pertencem a um determinado tempo. Entretanto, condizente com sua temporalidade, ele faz a critica. Critica que é o que acredito ser a problemática encontrada no seu estilo, e com isso naquele "acesso" a informação de que falava. Ainda sobre aquario, ocorreu na virada do milênio a explosão da espiritualidade, o que eu enxergo como a re-adaptação do capital às condições de vivencia dos indivíduos, coisas essas que hoje são melhor identificadas, como por exemplo a nova tendência de estilo de vida agora se refere a vida lenta. 
    O que ele confirma dizendo que: "As pessoas tornam-se mais transcendentais. E enveredam por caminhos extraordinários, Tentando não se machucar na virada do milênio". 
    Acho hilariante, quando ele faz a relação entre as dependências dos astros. Me lembra até uma nova formulação pra concepção liberal de providencia divina. "
E quem é esperto, lucra tanto na matéria quanto no imaginário. Pois o futuro atualmente está muito mudado. E qualquer um pode prever inclusive o passado". 
   E o bom e velho charlatanismo, ainda o vemos por ai do jeitinho que o Falcão aborda na música dele, enumerarei; 
"Numerologia, astrologia, ufologia, orixás,Viagem astral, meditação transcendental, Reencarnação, casa solar, encruzilhada, Regressão, macumba, igreja universal, Adivinhação, Mônica Bonfiglio, sal frutas, Pife-pafe, irmã Jurema, Edir Macedo
Chá de cogumelo, neoliberalismo,Walter Mercado, Leiloca, Lair Ribeiro".



Precisa falar mais? se sim, comenta ai. ;D
Por Hora é isso colegas... ( ainda tirando o pé da jaca, ou seja me livrando dos resquícios do FDS)

Inté quando dé




Dedicado à ThiagO [Apagão]


2 comentários:

  1. Esse blog é uma resenha,do começo ao fim...kkkk
    esse homi viaja poco não!! tu tem humor pra tudo!

    flww man!

    ResponderExcluir
  2. Tinha que ter Falcão aqui mesmo. Não costumava escutar muito ele não, mas um certo dia (acho que no ultimo feriado) quando fui na casa de um amigo, a galera se instigou lá com falcão, dai comecei a fazer várias reflexões sobre suas músicas, e ai deu em vários pensamentos. Hum... Muito massa esse blog, sabia que você ia se empolgar rapaz... Mas a madrinha ainda espera a analise das músicas que ela pediu... Mas tudo bem... estou a esperar.
    Fique bem.


    Beijos e boa sorte nos posts aqui.

    ResponderExcluir

Deu pra entender? Não? Comenta ai! Se sim! Comenta também!