sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

600 anos de estudo, ou 6 segundos de atenção (musicosociologia 9)

    

     Olá, olá, olá caros amigos... Pessoas, sujeitos, indivíduos, atores ou como preferirem... Tudo Bem com vocês? Espero que sim!

    Bom, meus caros amigos, mais uma vez trago aqui o trabalho dos Engenheiros do Hawaii. Mas, dessa vez, pelo fato de que, ontem a noite eu acabei por perceber um ponto que creio ser pertinente, pelo menos ao entendimento do que eu quero com o trabalho nesse blog.






    Como dito em outros momentos nesse blog, busco aqui além de tentar,( carregado obviamente de minha subjetividade) interpretar o que se pode interpretar nas músicas. Ou seja, fazer uma leitura a ponto de traduzi-la em termos e teorias por exemplo. Pois bem! O que me fez trazer essa música hoje é que, sem muitas pretensões estava a ouvir-la ate que percebi em algumas de suas passagens o que eu encaro como o posicionamento do compositor. Como assim o posicionamento do compositor? o que eu quero dizer com isso é que, alguns compositores sustentam suas idéias nas suas letras, idéias essas que podem ser; filosofia de vida, doutrina, religião etc. Bem obvio isso não?! Mas, como tudo que é obvio, não está visível aos olhos nús. Para melhor entendimento vou expor a escolhida de hoje e adiante explicarei...(Como de costume né?!E eu ainda explico...rs)










Pra Entender

Engenheiros do Hawaii

Composição: Humberto Gessinger




Pra entender

Basta um tapa num cigarro

Uma olhada no mapa do Brasil
Uma caminhada por qualquer caminho
Um carinho qualquer
Basta ver o que não se enxerga
O que só se enxerga nos olhos de
uma mulher
Basta olhar pro que acontece
Esteja onde estiver
Pra entender
Pra entender
Nada disso é tudo
Tudo isso é fundamental
Pra entender
Basta a cara e a coragem
A cor, o corpo,o coração
A cor, o corpo, o coração
Uma canção da banda preferida
Uma descida ao porão
Seis pilhas pr'o meu rádio
Seis minutos pra canção
Basta olhar pro o que acontece
Aconteça o que acontecer
Pra entender, pra entender
Nada disso é tudo
Tudo isso é fundamental
Pra entender
Basta uma noite de insônia
Um sonho que não tem fim
Um filme sem muita graça
Uma praça sem muito sol
Seis cordas pra guitarra
Seis sentidos na mesma direção
Seiscentos anos de estudo
Ou seis segundos de atenção
Pra entender
Pra entender

Nada disso é tudo



   Bom, pessoas, dessa vez não farei como de costume, ou seja, não separarei os fragmentos para assim ir explicando. E tentarei ser breve e suscito.(Por que aqueles trabalhos acima citados ainda me aguardam). Pois bem o que eu quero expor com essa música, como havia dito antes é o fato de o compositor usa das letras para defender ideais, teorias e etc. Nesse caso por exemplo o autor exclama que pra entender basta a busca, ou seja, procurar a informação, procurar experimentar, procurar entender. Mas, o que chama atenção é quando ele expõe que: nada disso é tudo e tudo isso é fundamental.  O que eu entendo com essa colocação é que; para se entender as coisas é necessário ter contato, digamos, entretanto qual a real necessidade de aprender certas coisas, se não para perdermos a "pureza", e é ai que entra a ligação das teorias pois, em outra música o autor fala : "Pois a dúvida é o preço da pureza, e é inútil ter certeza." Em em outras varias letras ele sustenta sua teoria. E felizmente essa pratica é comum entre os " bons" compositores ( leva-se em conta a discussão de gosto de Bourdieu, referente a minha classificação de "Bom")


    Pois bem, colegas...
Por hora é isso
No mais 
Inté quando dé

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deu pra entender? Não? Comenta ai! Se sim! Comenta também!