quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Aperitivo... Sobre Weber...

   Olá, olá, olá caros amigos... Pessoas, sujeitos, indivíduos, atores ou como preferirem... Tudo Bem com vocês? Espero que sim!




 
Passando por aqui só pra deixar alguns escritos acadêmicos.


A Ética protestante e o “Espírito do Capitalismo”. 




     De inicio Weber tenta compreender uma trajetória ocidental denominada por ele como Trajetória Racional. Um meio de pensar o mundo de uma forma “Desencantada”.

    O desencantamento não se entende por desilusão, o sentido empírico, ou o sentido derivado do alemão é: “dismagicalizar”, desmistificar, extrair o que há de mágico na construção da sociedade. (isso se passa pelo período Renascentista.)

    Com o surgimento da burguesia as pessoas por si só passaram a creditar menos nos deuses, suas conquistas materiais [valores], tornando-se assim uma sociedade “des-divinizada”, percebe-se que tudo vem a partir do esforço do homem. (desencantamento). Dessa forma entende-se que o objetivo do Weber em racionalizar, é compreender o sentido das coisas, das religiões das instituições... E suas respectivas funções e mecanismos.
    Assim como a sociologia a religião tenta explicar os fenômenos a partir do mito, da magia (deuses, anjos e etc.), entretanto diferencia-se da sociologia, digo, da racionalização, pois, a mesma diferentemente da religião, que se contenta com explicações místicas, o racionalismo não se contenta, busca mais a fundo, pois se encontrou-se um ponto, uma razão, pressupõe-se que, existe uma outra razão por trás dessa razão de modo que questiona-se a própria razão vigente. Sabendo que da mesma forma que há um desencantamento também vem a existir o encantamento, pois ao distanciar-se de uma forma de encantamento deve-se tomar cuidado para não encantar-se pela conduta que desmitifica a primeira.
    O Homem criou a memória dando significado ou significativo as coisas a partir do momento em que ele foi descobrindo e ao mesmo tempo descobrindo que o que ele descobriu pode ser útil mais tarde. (vide historia do Prometeu).
    Todo o questionamento é em volta de como aparece na sociedade às questões de valores. “todo mundo sabe que é fato que na Alemanha o caráter das industrias é protestante.
   Exemplificando de forma a fazer distinção entre cidades católicas que não se desenvolveram enquanto cidades protestantes desenvolveram-se visivelmente. O protestantismo derivado de uma reforma na religião torna mais fácil e deveras propicio tanto o contato com Deus quanto a livre conduta. Ele afasta a magia que faz funcionar a sociedade baseado na religião, porem sem se encantar pela mesma e principalmente Levando em conta o poder exercido pela mesma em cada ator social, fazendo de cada um uma forma de manipular os acontecimentos e ou principalmente a forma como essa sociedade, regida pelo protestantismo, prospere para a mesma.

Conduta: base do pensamento do Weber.

   A conduta pressupõe e estipula a vida daquele que se enquadra em determinado grupo construindo as minorias, ficando ate as minorias incumbidas de alguma função ou exercício especifico. No protestantismo esses atores sociais mantêm-se numa ordem, num regramento constante o qual os libertará do mal, enquanto no catolicismo os pecados são pagos pela indulgência.

   Enquanto Lutero crê na doutrina da vocação, o calvinismo crê na doutrina da vocação, entretanto, na doutrina da predestinação, enrijecendo assim a doutrina de Lutero, esclarecendo que não basta ter vocação alem disso, deve-se ser o escolhido, pois da forma que se conquista, se perde! Caso não seja o escolhido.

   O Calvinismo de uma serie de regras ascéticas para que se sigam, de modo a viver em exaltação. Enquanto Lutero leva de forma mais aberta o que ocorre no catolicismo. O Calvinismo tem uma idéia de missão o que vai alem transcende o chamado vocacional.

   O Espírito do Capitalismo: Benjamim Franklin lembra de que: “tempo é dinheiro”. Se tempo é dinheiro, pressupõe-se que quanto mais tempo num exercício especifico mais dinheiro. Bem como credito também é dinheiro, pois se enquadra como valor social.

   O dinheiro por natureza é fértil de modo que se deve sempre multiplicá-lo. De que forma? Trabalhando mais expandindo em formas de ganhar mais dinheiro.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deu pra entender? Não? Comenta ai! Se sim! Comenta também!