quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Aperitivo...2

     


       Olá, olá, olá caros amigos... Pessoas, sujeitos, indivíduos, atores ou como preferirem... Tudo Bem com vocês? Espero que sim!

      Pois bem, venho neste inicio de quinta feira (00:10 AM) trazer para os colegas, uma pequena introdução dos assuntos que abordarei na sequencia. São eles o Consumismo e a tão falada Globalização.








Pois bem!

     O próximo trabalho que apresentarei é referente à uma das músicas do Belchior autor que muito beberei de seus escritos ( ou seja... vai ser figurinha carimbada) para traduzi-los sociológicamente para nós. 
     E como percebe-se a música vai tratar de Consumismo e Globalização de uma maneira, digamos, irônica relacionando um desejo humano, que é o de sentir afetividade por alguém, transportando esse sentimento para um dos produtos oferecidos pelo mercado ultimamente e que são indispensáveis para a vida, mesmo que 5 minutos atrás, antes dele ser lançado, ele [o produto]não era nem imaginado...
       E exprimindo, no decorrer da letra, sobre a sobreposição da necessidade de consumo em relação as reais necessidades, sem falar no distanciamento das relações humanas. E tudo isso ocorre por intermédio da Globalização com o avanço do mercado, afinal o produto estrangeiro tem mais valor que o produto da terra.


   Sobre o Consumismo:



            




            Consumismo é o ato de consumir produtos e/ou serviços, indiscriminadamente, sem noção de que podem ser nocivos ou prejudiciais para a nossa saúde ou para o ambiente. Há várias discussões a respeito do tema, entre elas o tipo de influência que as empresas, por meio da propaganda e da publicidade, bem como a cultura industrial, por meio da TV e do cinema, exercem nas pessoas. Muitos alegam que elas induzem ao consumo desnecessário, sendo este um fruto do capitalismo e um fenômeno da sociedade de agora.


    De acordo com a noção de consumismo acima citada, percebemos também a preocupação com o meio ambiente pois, o excesso de produção também gera o excesso de rejeito, ou seja, produtos já desgastados ou sem serventia somente e com isso, consequentemente, os mais variados problemas que vão desde saúde pública até problemas de transito. Sem falar que as crianças, como sugere a foto acima, que já nascem no mundo de um consumismo desenfreado, caso não sejam "adequadamente" educadas, principalmente, no que diz respeito à preservação do meio ambiente, podem ser potenciais propagadores dessa degradação em larga escala. 


      





      Sobre a Globalização:



          A globalização é um dos processos de aprofundamento da integração econômicasocialculturalpolítica, que teria sido impulsionado pelo barateamento dos meios de transporte e comunicação dos países do mundo no final do século XX e início do século XXI. É um fenômeno gerado pela necessidade da dinâmica do capitalismo de formar uma aldeia global que permita maiores mercados para os países centrais (ditos desenvolvidos) cujos mercados internos já estão saturados. O processo de Globalização diz respeito à forma como os países interagem e aproximam pessoas, ou seja, interliga o mundo, levando em consideração aspectos econômicos, sociais, culturais e políticos. Com isso, gerando a fase da expansão capitalista, onde é possível realizar transações financeiras, expandir seu negócio até então restrito ao seu mercado de atuação para mercados distantes e emergentes, sem necessariamente um investimento alto de capital financeiro, pois a comunicação no mundo globalizado permite tal expansão, porém, obtêm-se como consequência o aumento acirrado da concorrência.




    




      Bom, em relação ao que diz respeito à Globalização, sei que é uma discussão bastante densa... entretanto, a palavra "aldeia global" já contempla o que me vem a cabeça quando ouço falar da mesma.



     Creio eu que nossa preocupação maior deve girar em torno de: E aê? Queremos deixar uma oportunidade de vida para aqueles que viram? Ou preferiremos viver e morrer no egoísmo individualista que gira em torno da humanidade? O que você acha?


  No mais... Era isso pessoas... Logo mais voltarei trazendo o próximo trabalho.
Enquanto isso... Opinem!

Inté quando dé!
Abraço   



[Sempre agradecendo a colaboração da Patrícia]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deu pra entender? Não? Comenta ai! Se sim! Comenta também!